Pai, guardião do desejo!

Superação do cio biológico: A história humana (individual e coletiva) é determinada pela superação do cio biológico da fêmea em busca do cio psicobiofísico.          A Sabedoria Popular sempre considerou a dimensão da Energia Material Humana na sua visão de mundo.          O afluxo sanguíneo é que gera a potência genital, seja no homem, seja na mulher.          As doenças do corpo e da mente são alimentadas pela energia material humana mortal/negativa.          Fusão genital é o modelo de relação sexual onde homem e mulher vivenciam sua potência genital.          O modelo de vida (individual ou coletiva) da auto-regulação pressupõe a consciência e o enfrentamento da realidade do pecado.          A noção de pecado originária da Sabedoria Popular é porque essa sempre considerou a dimensão da energia material humana na sua visão de mundo.          Para a Sabedoria Popular pecado é a transgressão de alguma lei que rege a natureza humana.          Potente é quem, mais do que em suas capacidades, tem consciência de seus limites e os respeita, buscando sua superação.          A vivência da virtude nos faz potente e a vivência do pecado nos deixa impotente para amar e gozar a vida.          Não existe pessoa desorganizada: uns se organizam para ter paz, outros para ter aflição.
Aos enamorados da vida!
25/05/2015
Vivas à nossa maturidade!
28/05/2015

Pai, guardião do desejo!

O dom da paternidade é proporcional à capacidade de cada pai em cultivar a produção/reprodução da energia material humana vital/positiva (EMH+). Quanto mais pai for mais proporcionará paz e harmonia em seu lar, tendo a sabedoria de respeitar e fazer respeitar os reais desejos dos familiares, principalmente das crianças,  para  gozar da felicidade de ter uma prole saudável física e espiritualmente.

Distinção entre alívio e prazer

Por isso, temos insistido na necessidade de se fazer a distinção entre prazer e alívio, entre desejo e compulsão. É essa consciência que alimenta a trajetória de uma boa e sadia paternidade.

alívio se dá quando estamos nos livrando das cargas de energia material humana mortal/negativa (EMH-). Esse processo gera uma sensação momentânea e passageira de bem estar. Mas, como é momentânea e passageira, é uma sensação que não nos satisfaz. Daí a necessidade de se repetir compulsivamente o mesmo processo ou buscar outro que gere alguma sensação semelhante.

A vivência do alívio é normal no atual estágio de nossa evolução humana. Quem não precisa de se aliviar de vez em quando?! A questão está em se passar a considerar alívio como prazer, criando-se e alimentando-se uma mente  compulsiva. É assim que se amplia a produção/reprodução da EMH-.

Já o verdadeiro prazer só se dá numa situação de bem estar, de paz, que é a condição necessária para se poder fruir o fluir da energia material humana vital/positiva (EMH+). É essa que nos proporciona satisfação e/ou até mesmo o gozo, gerando um sentimento de potência e auto-estima. E isso vale para todas as etapas da vida, sobretudo, porém, para as fases iniciais da criança/adolescente.

São as chamadas fases biológicas: umbilical, oral, anal, genital e sexual. Elas expressam os nossos sistemas autônomos, responsáveis pelo nosso amadurecimento orgânico e psíquico. O amadurecimento desses sistemas, (respiratório, digestivo, excretor, reprodutor e produtor, respectivamente) e consequente aumento de autoestima do sujeito, se dá pela capacidade de vivenciá-los com progressivo autocontrole para se extrair cada vez mais prazer.

Por isso o verdadeiro prazer só se dá no cultivo das virtudes, que são a expressão de nossa potência (autocontrole X prazer) na relação conosco, com o meio e com o nosso semelhante. Não é à toa que virtude é formada por “vir” (do latim, varão) e “tus” (tb do latim, perfumoso). E perfume é uma das características da EMH+, além do calor, da oleosidade e da doçura.

 

 

A paternidade na Sabedoria Popular

Na Sabedoria Popular não se preocupava em se ensinar isso ou aquilo aos filhos. O que se buscava é transmitir-lhes o valor da vivência das virtudes, em especial, honestidade, humildade, solidariedade, paz e amor, respeitando-se ao máximo o desejo, mas coibindo-se todo capricho e voluntariedade. Um homem virtuoso sabe entrar e sair das situações conhecidas, como também, a se virar nas desconhecidas, pois seu aprendizado foi todo na busca da perfeição.

E hoje em dia?

Infelizmente a sabedoria popular tem sido descartada pelo saber tecnocrático, para o qual virtude cheira a palavrão, a aparência é a medida e a competição, a motivação. Aprende-se a cultivar apenas o alívio, conferindo-lhe status de prazer. Por isso, o único sentimento reinante e restante é o de culpa. É ele que, geralmente, determina as atuais relações marido x mulher, pais x filhos e irmã(o) x irmã(o).

Por tudo isso, a paternidade tem deixado de ser uma bênção para se tornar um fardo. E quão difícil tem sido carregá-lo!

Nossos Votos

Recobremos a leveza e a beleza da vida, que passa por uma paternidade ativa e sadia!

Que os pais sejam cada vez mais pais, guardiões dos reais desejos dos filhos, sendo sustentados pelas bênçãos do Pai de todos nós!

São os nossos votos, encaminhando-lhes a poesofia sobre virtude.