O que é

Superação do cio biológico: A história humana (individual e coletiva) é determinada pela superação do cio biológico da fêmea em busca do cio psicobiofísico.          A Sabedoria Popular sempre considerou a dimensão da Energia Material Humana na sua visão de mundo.          O afluxo sanguíneo é que gera a potência genital, seja no homem, seja na mulher.          As doenças do corpo e da mente são alimentadas pela energia material humana mortal/negativa.          Fusão genital é o modelo de relação sexual onde homem e mulher vivenciam sua potência genital.          O modelo de vida (individual ou coletiva) da auto-regulação pressupõe a consciência e o enfrentamento da realidade do pecado.          A noção de pecado originária da Sabedoria Popular é porque essa sempre considerou a dimensão da energia material humana na sua visão de mundo.          Para a Sabedoria Popular pecado é a transgressão de alguma lei que rege a natureza humana.          Potente é quem, mais do que em suas capacidades, tem consciência de seus limites e os respeita, buscando sua superação.          A vivência da virtude nos faz potente e a vivência do pecado nos deixa impotente para amar e gozar a vida.          Não existe pessoa desorganizada: uns se organizam para ter paz, outros para ter aflição.

O que é | Objetivo |  Linhas de Ação |Manifesto

 

A sigla MASP  são as iniciais do projeto: Movimento de Afirmação da Sabedoria Popular

É flagrante a insatisfação do ser humano com o atual modelo de sociedade e de vida. Se por um lado os avanços tecnológicos têm lhe propiciado mais conforto material, por outro, ele se encontra cada vez mais perdido no conhecimento de si mesmo e na relação com o outro.

Se por um lado seu grau de riqueza material tem aumentado, tem aumentado também o grau das desigualdades sociais e, mais do que tudo, a miséria mental e espiritual. Cada vez menos o indivíduo é senhor de si mesmo. O seu grau de liberdade tem diminuído em proporção à sua necessidade de dependência. Dependência do outro para bem se alimentar, para bem cuidar de sua saúde e até para bem se relacionar.

Se as estatísticas nos falam de uma crescente expectativa de vida, os fatos que nos rodeiam nos dizem de uma crescente baixa na qualidade de vida. Tudo isso contraria os princípios básicos da sabedoria popular que sempre se alicerçou nos ideais de liberdade, justiça, auto-regulação, solidariedade, paz, amor e busca da perfeição.

Não seria o desconhecimento sistemático dessa sabedoria popular uma das causas do atual mal-estar humano? Tal desconhecimento não estaria propiciando o incremento e a hegemonia de um tipo de saber que tem por objetivo sustentar e ampliar esse atual quadro? O reconhecimento e a explicitação dessa sabedoria popular não seriam a forma de resistir e enfrentar o saber dominante?

Para responder a essas questões, é oportuno que se crie um movimento que propicie a união de pessoas e instituições comprometidas com um novo modelo de vida: o MASP.