Tocando Raízes

Superação do cio biológico: A história humana (individual e coletiva) é determinada pela superação do cio biológico da fêmea em busca do cio psicobiofísico.          A Sabedoria Popular sempre considerou a dimensão da Energia Material Humana na sua visão de mundo.          O afluxo sanguíneo é que gera a potência genital, seja no homem, seja na mulher.          As doenças do corpo e da mente são alimentadas pela energia material humana mortal/negativa.          Fusão genital é o modelo de relação sexual onde homem e mulher vivenciam sua potência genital.          O modelo de vida (individual ou coletiva) da auto-regulação pressupõe a consciência e o enfrentamento da realidade do pecado.          A noção de pecado originária da Sabedoria Popular é porque essa sempre considerou a dimensão da energia material humana na sua visão de mundo.          Para a Sabedoria Popular pecado é a transgressão de alguma lei que rege a natureza humana.          Potente é quem, mais do que em suas capacidades, tem consciência de seus limites e os respeita, buscando sua superação.          A vivência da virtude nos faz potente e a vivência do pecado nos deixa impotente para amar e gozar a vida.          Não existe pessoa desorganizada: uns se organizam para ter paz, outros para ter aflição.

Assuntos Relacionados:

Cursos | Oficinas | Socioencontro | Terapia Concreta | Palestras | Tocando Raízes

É uma proposta de um encontro periódico com música ao vivo, que expresse a raiz da sabedoria popular e  que tenha associação com a teoria da Energia Material Humana, recado a um tira-gosto mineiro.

Por que Tocando Raízes ?

Tocando no sentido mecânico de apalpar, no sentido energético de sensibilizar e no sentido mecânico-energético de produzir/reproduzir música.

A palavra Raízes refere-se àquelas que sustentam a natureza, como também , às raízes que sustentam a natureza humana, bem como, àquelas que alicerçaram nossas histórias individuais.

Objetivo: Criar um núcleo de músicos, cantores e literatos que se dediquem à pesquisa, estudo e cultivo da música de raiz que retrate a ideologia da SER em SI

Justificativa: Na maioria das vezes a música de raiz expressa a prática e visão de mundo do homem do mato, que ainda não foi totalmente contaminado pelo saber tecnocrático e urbano. É aí que temos a chance de ainda encontrar muitos elementos e resquícios da Sabedoria Popular.
Além do mais, como o novo pelo novo nunca foi valor para a Sabedoria Popular, pelo contrário, seu costume é de preservar a tradição até que ela se mostre historicamente ultrapassada pela realidade, certamente encontraremos o cultivo de muita música dos tempos em que a Sabedoria Popular ainda dominava.

Embasamento Histórico

A principal base de sustentação teórica da SER em SI é a sabedoria popular. Entretanto, a partir da consolidação do modelo de saber tecnocrático (Taylor), tem-se um progressivo e permanente processo de desqualificação e consequente aniquilamento de qualquer saber oriundo da sabedoria popular. Esse processo culmina com a total exclusão da noção de energia material humana de nossa atual visão de mundo.
Seguramente esteja aqui a principal explicação para o vazio de valores de nossas sociedades. Caminhamos a passos largos para a extinção de qualquer noção de ética, da base ao topo de nossas pirâmides sociais e, praticamente, em todos os campos de atividades.
E é por isso que a SER em SI tem como uma de suas bandeiras o MASP – movimento de afirmação da sabedoria popular. Primeiro, para tentar preservar o que ainda resta. Segundo, para criar mecanismos de resistência à agressão cada vez mais poderosa do saber tecnocrático. E por último, para buscar aumentar o grau de sua própria racionalidade.