Avaliação da disciplina na UFMG

Superação do cio biológico: A história humana (individual e coletiva) é determinada pela superação do cio biológico da fêmea em busca do cio psicobiofísico.          A Sabedoria Popular sempre considerou a dimensão da Energia Material Humana na sua visão de mundo.          O afluxo sanguíneo é que gera a potência genital, seja no homem, seja na mulher.          As doenças do corpo e da mente são alimentadas pela energia material humana mortal/negativa.          Fusão genital é o modelo de relação sexual onde homem e mulher vivenciam sua potência genital.          O modelo de vida (individual ou coletiva) da auto-regulação pressupõe a consciência e o enfrentamento da realidade do pecado.          A noção de pecado originária da Sabedoria Popular é porque essa sempre considerou a dimensão da energia material humana na sua visão de mundo.          Para a Sabedoria Popular pecado é a transgressão de alguma lei que rege a natureza humana.          Potente é quem, mais do que em suas capacidades, tem consciência de seus limites e os respeita, buscando sua superação.          A vivência da virtude nos faz potente e a vivência do pecado nos deixa impotente para amar e gozar a vida.          Não existe pessoa desorganizada: uns se organizam para ter paz, outros para ter aflição.
Criança feliz?!
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Solidariedade ou cumplicidade?!
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Avaliação da disciplina na UFMG
Tomar alívio por prazer gera e sustenta um mundo de (auto)violência e ilusão.

​Há 7 anos a Faculdade de Educação da UFMG vem ofertando, semestralmente e como optativa, a disciplina “Por uma pedagogia do prazer”, baseada no livro “Racionalidade da Sabedoria Popular: energia material humana e sexualidade” de G. Fábio Madureira, que historicamente se contrapõe à racionalidade mecanicista do atual saber chamado de científico.

O objetivo dessa disciplina é possibilitar aos alunos o contato com um outro paradigma de conhecimento, diferente do atualmente hegemônico em nossas academias, mas muito presente em nossa cultura: literatura, folclore, novelas, medicina popular, música popular, em especial, a linguagem popular. A expectativa é que a consciência desse paradigma da Sabedoria Popular sirva de instrumental para os alunos evoluírem em seu auto-conhecimento e no exercício de sua função de professores.

Com uma procura cada vez maior, nossa percepção é que essa disciplina tem tido muito êxito e estamos muito satisfeitos em ver nossa expectativa sendo correspondida, conforme se depreende dos depoimentos dos ex-alunos. Selecionamos alguns de amostra, mas você pode ler todos acessando depoimentos sobre a disciplina.

24 / masculino / Estudante
Algumas discussões foram complementos fundamentais de assuntos  já discutidos nos estudos da psicanálise e psicologia, porém de maneira mais clara, mais direta, sobretudo em relação à compreensão de temas como vontade e desejo.

25 anos / Feminino / Estagiária – Pedagogia
Amei ter feito esta disciplina, acredito que o método que foi usado foi excelente. Cada grupo apresentar uma parte do livro me instigou a conhecê-lo e acabei lendo todo o livro e ainda estimulei meu namorado a ler, ele leu e gostou tanto, que hoje também pratica a lobosofia.

30 anos / Feminino / Pedagoga
Achei interessante o fato de primeiro ser trabalhada a questão do paradigma de conhecimento que atualmente rege a sociedade, contrapondo com a teoria da EMH e sua contribuição para uma vida mais prazerosa.

23 / Feminino / Estudante
Os conteúdos apresentados buscaram o entendimento de uma teoria cujos conceitos, além de inovadores diante de um paradigma simplificacionista e reducionista que ainda predomina no campo cientifico, tem pertinência, são bem fundamentados e possuem relevância social.

25 / Feminino / Estudante
Os conceitos, conteúdos e princípios da disciplina foram bons. Estudar a dimensão da racionalidade da Cultura Popular dentro deste espaço “Universidade”acabou por ser uma interessante e nova experiência

29 anos / Masculino / Agente de Correios
Assim pude  perceber que sou eu o sujeito da minha vida e que posso me tornar forte,mais homem, quando produzo a energia material humana positiva, mas se produzo a negativa, com certeza, terei constituído-me em um zé ninguém! 

32 anos / MASCULINO / Bombeiro Militar
Nesta disciplina foi possível conhecer conceitos, princípios e fundamentos completamente novos. Apesar de todos estarem presentes em nosso dia-a-dia, não é comum atinarmos para tais sinais. Com a apresentação da teoria da EMH, ficou mais palpável…

25 anos / Feminino / Instrutora de Atividades Culturais e Educacionais
O que o Fábio elucida é uma coisa que eu já acreditava, o ser humano tem cada vez mais se tornado um estranho para si mesmo e parece estar depositando suas esperanças em meios que o tem cegado ainda mais, portanto, confunde prazer e alívio, torna-se inconsciente e reproduz energia negativa.

25 nos / Feminino / Estudante
O que mais chamou atenção foi a diferença entre prazer e alívio, foi muito estranho perceber como atribuímos o prazer a coisas que são simplesmente alívio e como nossa vida é muito menos prazerosa do que pensávamos.

34 anos / Masculino / Estudante de Física
Quando me matriculei na disciplina não imaginava que abordaríamos tantos temas interessantes falados e aprensentados nas aulas. Quanto aos conceitos foram quase todos uma novidade para mim, nunca tinha parado para pensar ou mesmo fazer o que foi vivenciado nas aulas.

26 / Masculino / Estudante de Física
Eu aprendi como diferenciar o que me dá prazer ou alívio, e sei como escolher o prazer AGORA. Após conhecer esta teoria, procuro fazer com que minhas aulas sejam realmente prazerosas, levando a gerar energia positiva para mim e meus alunos