Natal, convite à nobreza de espí­rito

Superação do cio biológico: A história humana (individual e coletiva) é determinada pela superação do cio biológico da fêmea em busca do cio psicobiofísico.          A Sabedoria Popular sempre considerou a dimensão da Energia Material Humana na sua visão de mundo.          O afluxo sanguíneo é que gera a potência genital, seja no homem, seja na mulher.          As doenças do corpo e da mente são alimentadas pela energia material humana mortal/negativa.          Fusão genital é o modelo de relação sexual onde homem e mulher vivenciam sua potência genital.          O modelo de vida (individual ou coletiva) da auto-regulação pressupõe a consciência e o enfrentamento da realidade do pecado.          A noção de pecado originária da Sabedoria Popular é porque essa sempre considerou a dimensão da energia material humana na sua visão de mundo.          Para a Sabedoria Popular pecado é a transgressão de alguma lei que rege a natureza humana.          Potente é quem, mais do que em suas capacidades, tem consciência de seus limites e os respeita, buscando sua superação.          A vivência da virtude nos faz potente e a vivência do pecado nos deixa impotente para amar e gozar a vida.          Não existe pessoa desorganizada: uns se organizam para ter paz, outros para ter aflição.
Nova disciplina na FaE/UFMG
08/05/2012
Entrevista ao programa Religare da TV Horizonte
09/05/2012

Natal, convite à nobreza de espírito!

“Eu vim para vos trazer vida, e vida em abundância!”
Esse é o verdadeiro espírito do Natal!
Foi para isso que Ele nasceu.
E por isso apresentou um novo saber.
Um saber que recupera a dimensão do espírito na nossa realidade material.
Tudo isso Ele resumiu no Sermão da Montanha.

Mas o antigo saber, que exclui a energia na dimensão da matéria, ainda não se deu por superado.
Aos poucos foi se infiltrando no movimento por Ele iniciado, até chegar aos dias de hoje onde, em algumas traduções bíblicas, pobreza de espírito já virou bem-aventurança. Até os aflitos já são bem aventurados!  E, em assim sendo, cumplicidade vira virtude! A inveja já pode ser boa! Agitação já expressa alegria! A gula se torna bendita! E o pior de tudo: perde-se a noção de prazer, que passa a ser confundido com alívio! E, aí, pecado vira fonte de “prazer” e virtude passa a ser coisa de frouxo!

Tudo isso porque o saber construído antes d’Ele conseguiu sobreviver e evoluir no sentido de desconsiderar a dimensão de energia da matéria. Principalmente da materialidade humana. E para isso se vem detonando o saber construído pela Sabedoria Popular, substituindo-o pelo saber mecânico-tecnocrático. E tinha que ser! Afinal, a Sabedoria Popular sempre considerou a dimensão da energia na sua visão de mundo. Por isso, o seu alvo é a constante busca da nobreza de espírito, ao vivenciar convictamente a pobreza em espírito!

Recuperemos a dimensão de energia na nossa visão de mundo, principalmente na de nós mesmos! Passemos a considerar e a valorizar a energia material humana – EMH. Em especial, admitamos seu caráter ambivalente, para podermos reaprender a nos desfazermos da negativa/mortal (alívio) e cultivarmos só a positiva/vital (prazer).

E voltaremos a ter as condições para podermos vivenciar o verdadeiro espírito de Natal: construção de um reino de amor, de justiça e de paz!

Feliz Natal! E que essa felicidade alimente todo o seu ano de 2013!