Frei Betto e Sabedoria Popular: mais um testemunho

Superação do cio biológico: A história humana (individual e coletiva) é determinada pela superação do cio biológico da fêmea em busca do cio psicobiofísico.          A Sabedoria Popular sempre considerou a dimensão da Energia Material Humana na sua visão de mundo.          O afluxo sanguíneo é que gera a potência genital, seja no homem, seja na mulher.          As doenças do corpo e da mente são alimentadas pela energia material humana mortal/negativa.          Fusão genital é o modelo de relação sexual onde homem e mulher vivenciam sua potência genital.          O modelo de vida (individual ou coletiva) da auto-regulação pressupõe a consciência e o enfrentamento da realidade do pecado.          A noção de pecado originária da Sabedoria Popular é porque essa sempre considerou a dimensão da energia material humana na sua visão de mundo.          Para a Sabedoria Popular pecado é a transgressão de alguma lei que rege a natureza humana.          Potente é quem, mais do que em suas capacidades, tem consciência de seus limites e os respeita, buscando sua superação.          A vivência da virtude nos faz potente e a vivência do pecado nos deixa impotente para amar e gozar a vida.          Não existe pessoa desorganizada: uns se organizam para ter paz, outros para ter aflição.
O Bem e o Mal na sabedoria popular: um testemunho pessoal
02/05/2020
Racionalidade da Sabedoria Popular
04/05/2020

Frei Betto e Sabedoria Popular: mais um testemunho

As teses defendidas por Frei Betto no livro “Sinfonia Universal” estão em total sintonia com a visão de mundo da sabedoria popular.

Tive a maior satisfação de, há algum tempo, ter lido o livro “Sinfonia Universal”, 3ª edição, de Frei Betto, em que ele resume de forma simples e objetiva a teoria de Teilhard de Chardin

Além de sua leitura gostosa, esse livro me proporcionou dois prazeres. Primeiro, de recuperar algumas reflexões que tive oportunidade de vivenciar em debates dos quais participei na década de 60. O segundo, e o mais intenso, foi de reencontrar em Teillard de Chardin uma visão de mundo material que, a duras penas, tenho detectado no estudo da Sabedoria Popular. Duras penas porque, para chegar a ela, tive que viajar, às vezes a pé, às vezes de planador, pelas teorias que povoaram o século XX, na tentativa de desvendar a realidade material, em especial, a que diz respeito ao ser humano.
Cristianismo, psicologia comportamental, psicanálise, marxismo e filosofia oriental compuseram o cardápio onde tentei alimentar meu espírito e aguçar minha inteligência na busca da verdade.
Nessa busca, tropiquei, empaquei e até caí. Alguns desses acidentes se deveram à minha própria fragilidade. Uma outra parte, à forma como essas visões de mundo nos são passadas. Mas a maior parte debito a uma noção parcial e falseada da realidade material de que algumas teorias estão impregnadas.
Mas até isso teve valor positivo nessa busca. De certa maneira, foi essa visão parcial e falseada que, aos poucos,  foi-me empurrando para uma visão de mundo que não está escrita, não é valorizada, muito antes pelo contrário, chega a ser menosprezada: a Sabedoria Popular. Foi nela que encontrei respostas para as questões mais fundamentais que ficaram pendentes na minha viagem pelo saber racional mecânico.
Esse saber, que dominou o século XX e continua hegemônico,  tem como método principal o experimento de laboratório e continua trabalhando basicamente com o conceito de matéria onde a dimensão energética é geralmente minimizada , chegando até a ser desprezada.
Isso explica a marginalização a que Teilhard de Chardin foi submetido em vida e a pouca divulgação que tem tido a sua obra. Ele encara a matéria como infra-estrutura científica _ anatômica, fisiológica _ do espírito, considerando que matéria e espírito não são duas coisas, mas dois estados, dois aspectos de uma matéria cósmica,… (in obra citada, págs. 92 e 94). O tratamento dispensado a Teilhard de Chardin serve também para explicar a relação que temos tido com a sabedoria popular. Uma relação de desqualificação, de desprezo e até de condenação.
Entretanto, acredito estar na Sabedoria Popular a resposta para muitas das questões que nos afligem individual e coletivamente. Daí a necessidade de se estudá-la, de se criarem mecanismos para a sua preservação, evolução e divulgação.
Preocupado com o rumo que as coisas estão tomando, onde a Sabedoria Popular tem cada vez menos espaço, sendo substituída por um saber racional mecânico que, além de não dar conta das principais questões do ser humano, tem é lhe criado mais conflitos, considero mais do que oportuna a criação de um movimento para pesquisar, estudar e divulgar a Sabedoria Popular