Espiritualismo x materialismo

Superação do cio biológico: A história humana (individual e coletiva) é determinada pela superação do cio biológico da fêmea em busca do cio psicobiofísico.          A Sabedoria Popular sempre considerou a dimensão da Energia Material Humana na sua visão de mundo.          O afluxo sanguíneo é que gera a potência genital, seja no homem, seja na mulher.          As doenças do corpo e da mente são alimentadas pela energia material humana mortal/negativa.          Fusão genital é o modelo de relação sexual onde homem e mulher vivenciam sua potência genital.          O modelo de vida (individual ou coletiva) da auto-regulação pressupõe a consciência e o enfrentamento da realidade do pecado.          A noção de pecado originária da Sabedoria Popular é porque essa sempre considerou a dimensão da energia material humana na sua visão de mundo.          Para a Sabedoria Popular pecado é a transgressão de alguma lei que rege a natureza humana.          Potente é quem, mais do que em suas capacidades, tem consciência de seus limites e os respeita, buscando sua superação.          A vivência da virtude nos faz potente e a vivência do pecado nos deixa impotente para amar e gozar a vida.          Não existe pessoa desorganizada: uns se organizam para ter paz, outros para ter aflição.
História da Formiguinha
07/08/2020
SE SOIS
11/09/2020

Espiritualismo x materialismo

Recuperando-se a realidade da energia na dimensão da matéria não há como se negar a realidade espiritual

Não é nada fácil migrar-se de uma visão mecânica da realidade material para uma visão dialética. E o que determina essa migração é principalmente a reconceituação de matéria. Enquanto essa for reduzida à dimensão da massa, fica difícil entendermos a realidade além de um conjunto de peças e de engrenagens. É mais cômodo e tranqüilo! Vendo a realidade como um conjunto de peças e de engrenagens podemos até delimitar fronteiras para o real!
Quando, entretanto, tomamos consciência de que, de fato, a matéria supõe energia, as coisas se complicam. Principalmente na questão das fronteiras da realidade. Nem sempre os espaços ocupados pela energia são visíveis, tangíveis ou mensuráveis. Pelo menos por enquanto.  E aí o racionalista mecânico entra em pane. Como classificar tudo direitinho, guardar tudo organizadinho e expressar tudo clarinho?!
O melhor é continuar fazendo de conta que não percebe, que não existe e tocar o bonde em frente. O pior que não é bonde mais! E se for, já é movido à energia que pode ser até atômica. Pior ainda é se usar normalmente o celular como se esse pudesse ser explicado pela mecânica! Mais grave, porém, é se esse “intelectual” se mete a ser um baita de um internauta! Como entender a internet a partir de um conceito que reduz a matéria à simples dimensão de massa?! Ou a realidade virtual da internet não faz parte de nossa realidade material e deve ser classificada como realidade espiritual?!
Daí minha insistência em me auto-classificar como materialista. E disso não abro mão. Afinal vivo na realidade material. E para que viva minimante bem, tenho que tentar entender essa realidade.  Mas jamais poderei compreendê-la relevando sua dimensão de energia.
E se, por um acaso, assim o fizer, estarei, à luz da atual ciência, sendo massista e não materialista. E ao se reduzir a realidade em que vivemos à simples dimensão da massa, estamos no mínimo deixando de considerar 50% da realidade, dentro de um raciocínio mecânico. Dentro de uma visão dialética, porém, que tem como objeto de análise as relações, estaremos deturpando completamente (100%) nossa compreensão da realidade.
É por isso que quanto mais evoluí nessa visão materialista mais fui recuperando minha dimensão espiritualista. Afinal na dimensão energética não cabem fronteiras. E quanto mais se avança na sua compreensão mais se percebe a existência de outros níveis de realidade. E é de novo o Einstein que não me deixa mentir.       Olhando para a história, percebemos que novas teorias levam um razoável tempo para serem incorporadas ao senso comum. Portanto, estaria tudo normal, dentro do script do ritmo histórico.
Nesse caso, porém, há uma novidade que assusta. É que a maior resistência ao conceito de Einstein se dá é nas camadas mais intelectualizadas, aquelas que deveriam ser de vanguarda. As menos escolarizadas não só o aceitam, como o entendem e até o ampliam. Para a sabedoria popular, por exemplo, matéria sempre supôs energia. Até aqui coincide com Einstein. Mas também sempre percebeu que, no caso da realidade humana, essa energia é ambivalente: pode ser vital/positiva ou mortal/negativa.
E eu acho que é aqui que se encontra alguma pista para entendermos a persistente e aparentemente incompreensível resistência de grande parte da intelectualidade.
Formado dentro de um modelo educacional ainda predominantemente inspirado pela ideologia mecanicista, o indivíduo recebe um diploma para ser mestre, guia, terapeuta etc. Como tal, “é normal” que se considere à frente dos demais. Ao admitir a dimensão de energia na realidade material e fazendo parte dessa realidade, tem que se aceitar como sujeito/objeto de energia. Se essa fosse só vital/positiva, tudo bem. Mas, no fundo, ele sabe que não é. Está aí grande parte dos produtos da humanidade para provar o contrário. Não há como se explicar o atual estágio da sociedade humana sem admitirmos o ser humano como fonte de energia mortal/negativa, que se expressa por inveja, ódio, orgulho, cobiça, etc.   E dessa energia ele, mestre, guia, terapeuta, jamais se admite como sujeito.
O pior de tudo é que essa é a maneira mais eficaz da energia material humana mortal/negativa reinar: negar sua própria existência, transvestindo-se de virtude e de prazer.
Pior que isso, porém, é que, admitindo-se a dimensão da energia material em nós e essa não tendo fronteira, tomamos consciência de dimensões extra-materiais (espirituais) às quais de alguma forma estamos conectados, fenômeno ao qual numa linguagem religiosa se dá o nome de fé. E essa conexão (fé) se dá na freqüência e no grau da energia que cultivamos: se vital/positiva, com o reino do amor, da luz; se mortal/negativa, com o reino do medo, das trevas.