Pobre de espí­rito

Superação do cio biológico: A história humana (individual e coletiva) é determinada pela superação do cio biológico da fêmea em busca do cio psicobiofísico.          A Sabedoria Popular sempre considerou a dimensão da Energia Material Humana na sua visão de mundo.          O afluxo sanguíneo é que gera a potência genital, seja no homem, seja na mulher.          As doenças do corpo e da mente são alimentadas pela energia material humana mortal/negativa.          Fusão genital é o modelo de relação sexual onde homem e mulher vivenciam sua potência genital.          O modelo de vida (individual ou coletiva) da auto-regulação pressupõe a consciência e o enfrentamento da realidade do pecado.          A noção de pecado originária da Sabedoria Popular é porque essa sempre considerou a dimensão da energia material humana na sua visão de mundo.          Para a Sabedoria Popular pecado é a transgressão de alguma lei que rege a natureza humana.          Potente é quem, mais do que em suas capacidades, tem consciência de seus limites e os respeita, buscando sua superação.          A vivência da virtude nos faz potente e a vivência do pecado nos deixa impotente para amar e gozar a vida.          Não existe pessoa desorganizada: uns se organizam para ter paz, outros para ter aflição.
Pés no chão
02/04/2020
Por Boca Fechada Não Entra Mosquito – Fala Pelos Cotovelos – Quem Fala Muito Dá Bom Dia A Cavalo
02/04/2020

Expressões da Sabedoria Popular | Reflexões sobre a Sabedoria Popular

Pobre de espírito é alguém que não sabe nem entrar nem sair das situações. Nunca saca o essencial da comunicação e, portanto, não ultrapassa as aparências. Por exemplo, não consegue distinguir uma gozação de uma mensagem séria. Afinal, é alguém que nunca alimenta o próprio espírito. Aliás, ele nem sabe se tem isso e não dá importância à dimensão espiritual pois não se acredita portador de uma alma imortal.

“O popular não fala em abstrato. Quando seu registro não dispõe de um termo concreto, ele fala por exemplos.”  (G. Fábio Madureira)

Esta seção reúne expressões e termos usados na linguagem da Sabedoria Popular e busca explicá-los com base no conceito de Energia Material Humana (EMH). Tal conceito, implícito no discurso e nos hábitos dessa Sabedoria, é o principal objeto de estudos da ONG Ser em Si.

Para um maior aprofundamento há, ainda nesta seção, a publicação de textos reflexivos sobre a Sabedoria Popular.

Acesse aqui outras expressões e/ou reflexões