A nova turma da disciplina “Por uma pedagogia do prazer”

Superação do cio biológico: A história humana (individual e coletiva) é determinada pela superação do cio biológico da fêmea em busca do cio psicobiofísico.          A Sabedoria Popular sempre considerou a dimensão da Energia Material Humana na sua visão de mundo.          O afluxo sanguíneo é que gera a potência genital, seja no homem, seja na mulher.          As doenças do corpo e da mente são alimentadas pela energia material humana mortal/negativa.          Fusão genital é o modelo de relação sexual onde homem e mulher vivenciam sua potência genital.          O modelo de vida (individual ou coletiva) da auto-regulação pressupõe a consciência e o enfrentamento da realidade do pecado.          A noção de pecado originária da Sabedoria Popular é porque essa sempre considerou a dimensão da energia material humana na sua visão de mundo.          Para a Sabedoria Popular pecado é a transgressão de alguma lei que rege a natureza humana.          Potente é quem, mais do que em suas capacidades, tem consciência de seus limites e os respeita, buscando sua superação.          A vivência da virtude nos faz potente e a vivência do pecado nos deixa impotente para amar e gozar a vida.          Não existe pessoa desorganizada: uns se organizam para ter paz, outros para ter aflição.
Natal: iní­cio do ciclo virtuoso
30/05/2013
Disciplina UFMG: Por uma pedagogia do prazer
01/05/2014

A turma está bastante eclética, com alunos do curso de química, física, engenharia, ciências socais, dentre outros. Desde o semestre passado a disciplina está sendo oferecida pelo Colegiado de Licenciatura,  possibilitando a participação de todos os alunos da Universidade.

Por uma pedagogia do prazer” é ministrada às quintas-feiras de 19h às 22h30min.

Ementa: Análise do sistema de valores veiculado pelo atual modelo pedagógico educacional formal e não formal. Possibilidades de superação do atual paradigma de conhecimento, recuperando a dimensão da energia ao conceito de matéria, também chamada de Energia Material Humana (EMH). Criação de condições teóricas para a construção de um novo modelo que busque o enfrentamento da lógica do medo e do alívio, rumo a uma lógica de valorização dos sentidos como fonte de sabedoria e prazer. Do modelo de aplicação de teorias para o da teorização das práticas.

Tem como manual básico o livro Racionalidade da Sabedoria Popular: energia material humana e sexualidade”. Autor: G. Fábio Madureira

Professores:  Leonardo José Jeber – Diretor de Projetos da SER em SI e Professor da UFMG

Fábio Madureira – Presidente da SER em SI

Fotos da turma

Acesse aqui o programa

Veja alguns depoimentos de ex-alunos